O que é o hemangiossarcoma?
O Hemangiossarcoma (HSA) é um tumor maligno com alta capacidade infiltrativa e grandes chances de metástase. Esse tipo de neoplasia acomete várias espécies, ocorre em cães e gatos, assim como em humanos. Ele pode se iniciar em qualquer tecido vascularizado, mas é mais comum em baço, fígado, pele, cavidade oral e muitos outros. Os hemangiossarcomas tem crescimento rápido e podem causar hemorragias, o que pode agravar o quadro do animal.
Sinais Clínicos
Os sinais clínicos desse tipo de tumor são inespecíficos, dependem do local e do tamanho do tumor primário, o que dificulta o diagnóstico, em estágios mais avançados o animal pode apresentar diminuição do apetite, perda de peso, aumento de volume abdominal (dependendo da localização do tumor), dor abdominal, alterações de coagulação e componentes sanguíneos entre outros.
Diagnóstico
A confirmação do diagnóstico ocorre através do exame histopatológico, através da remoção do tumor, geralmente para o diagnóstico de neoplasias se utiliza a técnica de citologia para auxiliar no diagnóstico, mas no caso do hemangiossarcoma tem risco de causar hemorragia por transpassar o tumor, além de dificultar a visualização das células neoplásicas pelo patologista, devido a grande a quantidade de sangue. Os exames de imagem como radiografias e ultrassonografias, podem ajudar no estadiamento da doença, que possibilita visualizar e investigar se a doença primária está só no lugar do tumor ou já migrou para outros órgãos, assim é possível classificar em qual estágio da doença o paciente está.
Conclusão
Apesar de ser uma neoplasia com potencial maligno, atualmente existem avanços recentes na pesquisa que estão trazendo novas esperanças. Tecnologias de diagnóstico mais precisas, tratamentos inovadores e uma melhor compreensão dos mecanismos moleculares desse tipo de câncer estão possibilitando intervenções mais eficazes e personalizadas. A conscientização e a colaboração contínua entre veterinários, pesquisadores e tutores é essencial para melhorar os resultados e a qualidade de vida dos nossos companheiros de quatro patas que enfrentam essa doença complexa.
Referências
MOROZ, Ludmila Rodrigues; SCHWEIGERT, Augusto. Hemangiossarcoma em cão. Revista Campo Digital, v. 2, n. 1, 2007.
BENTO, Joana Rita Nunes. Hemangiossarcoma em Cães e Gatos: Estudo Retrospectivo de 38 Casos Clínicos. 2022. Tese de Doutorado. Universidade de Lisboa (Portugal).
PIMENTEL, Isabela Couto. Hemangiossarcoma em cães: uma revisão de literatura. 2019.