Como o sistema imunológico dos animais está combatendo o Câncer com auxílio de vacinas e terapias Celulares.
Cenário atual
Nos últimos anos os animais têm ocupado um papel diferente na nossa sociedade, eles passaram a fazer parte da família, construindo a ideia de família multiespécie. Com isso, os cuidados com os pets aumentam significativamente, aumentam as visitas ao veterinário, exames de rotina e alguns tratamentos profiláticos, isso tem aumentado a expectativa de vida desses animais, mas em consequência a isso há um crescente aumento das doenças decorrentes da idade, como o surgimento de neoplasia.
Os estudos sobre o câncer na medicina veterinária vem se intensificando cada vez mais, a terapia cirúrgica segue sendo a mais preconizada, apesar de ser uma das técnicas mais antigas, isso porque é considerada com maior probabilidade de promover a cura do paciente, visto a retirada do tumor do organismo. Além disso, temos a cirurgia associada com outras estratégias de tratamento, visando uma ação mais efetiva, como a quimioterapia, radioterapia, eletroquimioterapia e a imunoterapia que vem ganhando destaque nos principais estudos do país.
O que é a imunoterapia?
A imunoterapia é um tipo de tratamento contra o câncer que utiliza o sistema imunológico do paciente para combater a doença. Diferente das terapias tradicionais como quimioterapia e radioterapia, que atacam diretamente as células cancerígenas, a imunoterapia estimula o sistema imunológico a reconhecer e destruir essas células de forma mais eficaz. Na medicina veterinária, o estudo da imunoterapia tem ganhado destaque, já existem algumas medidas para tumores como melanoma, carcinoma mamário, osteossarcoma entre outros, mas ainda é uma área que precisa muito ser explorada no que refere-se a tratamentos para os animais.
Para exemplificar, algumas formas de imunoterapia são a utilização de vacinas, que ajudam o sistema imunológico a reconhecer e destruir células cancerígenas específicas, também existe a administração de anticorpo monoclonal, que na medicina veterinária são bem difundidos na dermatologia e ortopedia, esses anticorpos podem se ligar a proteínas específicas nas células, marcando-as para destruição pelo sistema imunológico ou bloqueando seu crescimento. Desse modo, é possível observar que a imunoterapia tem se mostrado ser uma grande promessa no tratamento de vários tipos de câncer, sendo importante continuar os estudos na área para construção e inovação dos tratamentos na oncologia veterinária.
Fique de olho em nosso blog para obter mais informações sobre cuidados com animais de estimação, dicas de saúde e outros tópicos interessantes. Continuaremos trazendo conteúdo valioso para garantir que você e seu companheiro peludo vivam as melhores experiências juntos. Acompanhe-nos para manter seu animal de estimação feliz, saudável e seguro.
Referências
NUNES, V. A. et al. Imunoterapia com o bacilo de calmette-guérin (BCG) no tratamento adjuvante dos tumores mamários em cães (Canis familiaris)-avaliação de margem cirúrgica. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, v. 41, p. 185-186, 2004.
AMORIM, Camila de Oliveira Lima. Uso de imunoterapia em cães com osteossarcoma apendicular não amputado associado à quimioterapia antineoplásica e bisfosfonatos. 2023.