Oncologia Comparada: “Como o estudo do câncer em pets está transformando a pesquisa humana”.

O que é Oncologia Comparada?

A Oncologia comparada visa o estudo das neoplasias em animais domésticos em conjunto com dos humanos, isso é possível devido a similaridade entre o desenvolvimento dessas neoplasias nas duas espécies, assim como as semelhanças genéticas e fatores ambientais predisponentes, que tendem a ser semelhantes devido a proximidade de convivência. Os estudos nessa área têm apresentado bons resultados, revolucionando a pesquisa do câncer, principalmente no que refere-se a novas estratégias terapêuticas.

Na oncologia comparada, veterinários e médicos colaboram para investigar como o câncer se desenvolve e se comporta em diferentes espécies. Os animais de estimação, especialmente cães, compartilham muitas semelhanças biológicas com os humanos, tornando-os excelentes modelos para estudo. 

Benefícios para a pesquisa

A oncologia comparada se desenvolveu pois emprega o conceito de Saúde Única dentro da oncologia, com base nos estudos em animais de estimação é possível ter diversas contribuições para os estudos humanos, como por exemplo os animais vivem um período de tempo menor que os humanos, assim as neoplasias tendem a aparecer mais precocemente e se desenvolver de uma forma mais rápida, assim é possível que os pesquisadores observem a progressão da doença nos animais e os efeitos dos tratamentos em um período de tempo mais curto. 

Esse tipo de estudo também facilita o desenvolvimento de tratamentos personalizados, pois o estudos em pets podem ajudar a identificar quais terapias são mais eficazes para diferentes tipos de câncer, tanto em animais quanto em humanos. Alguns exemplos disso são os estudo em cães e gatos do melanoma e carcinomas cutâneos, que são tumores de pele, e também são comuns em humanos, o estudo em animais de companhia desses tipos de tumores, têm fornecido dados valiosos que estão sendo usados para criar novas terapias contra o melanoma em humanos.

A oncologia comparada é um campo promissor que destaca a interconexão entre a saúde animal e humana. Ao estudar o câncer em nossos pets, não só estamos melhorando a vida de nossos companheiros peludos, mas também abrindo novas portas para avanços significativos na pesquisa do câncer humano. Essa abordagem colaborativa tem o potencial de transformar a oncologia, oferecendo esperança tanto para pacientes humanos quanto para seus amados animais de estimação.

Referências

FERREIRA, Laura Alencar et al. ONCOLOGIA COMPARADA–AVANÇOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A SAÚDE HUMANA. In: Anais Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar (ISSN-2527-2500) & Congresso Nacional de Pesquisa Multidisciplinar. 2019.

DE LIMA, André Lopes et al. Animais de companhia como modelos comparativos no estudo do melanoma e carcinomas cutâneos: revisão sistemática. Research, Society and Development, v. 11, n. 4, p. e49511427756-e49511427756, 2022.